Todos os anos em São Paulo acontece a "Adventure Sports Fair", que é uma feira que, em teoria, é voltada para o público de esportes de natureza e atividades "outdoor".

No ano passado eu fui á feira, e me decepcionei muito. Aguentei alguns dias, e ainda por cima coloquei o que tinha avaliado da feira. Lembro de não ter economizado muito nos adjetivos negativos, e os mantenho.

Hoje, gentilmente (como deve ser) os organizadores entraram em contato com o blog e deixaram uma mensagem bem educada e explicando o lado deles.

E assim como escrevi ontem, o faço hoje novamente, que sempre que qualquer pessoa, qualquer mesmo, escrever um comentário bem longo e devidamente escrito, publico sem o menor desconforto.

Publico principalmente porque não e acho o dono da verdade. Sei que ninguém é. Digo o que penso, mas sei escutar quando alguém com inteligência e educação sabe explicar o ponto de vista sustentado em verdades e fatos.

Alguns comentários publicados por aqui de outras pessoas que escreveram longos recados a respeito de qualquer assunto deixou algumas pessoas com cara virada.

A quem não suporta a existência de opiniões diferentes, recomendo paciência e maturidade.


Olá Luciano,

Sou assessor da Adventure Sports Fair, tudo bem?

A Adventure Sports Fair não é mesmo igual a feira dos Estados Unidos. Ela nada mais é que o espelho do mercado. O brasileiro é muito menor e mais recente que o europeu e americano, e isso é refletido nas feiras.

Esperamos que você entenda que o mercado de aventura é um ciclo. Se há bastante praticantes, há bastante lojistas e há bastante fabricantes. O que acontece é que a cultura do esporte de aventura no país varia de acordo com a moda. Quando está em alta, muitos praticam. Quando está em baixa, poucos praticam.

Além disso, no Brasil, estamos observando um fenômeno no qual muitos “turistas de aventura” continuam apenas turistas e não se tornam praticantes/atletas. Achamos que esse pode ser o grande “X” da questão.

Uma das preocupações da feira é de justamente aumentar o número de atletas que vivem intensamente a aventura, que possuam seus próprios equipamentos. A Adventure Sports Fair está fazendo sua parte para manter a aventura viva, em alta na mídia e “na moda”.

O problema é que ainda não encontramos a solução para que mais pessoas se tornem praticantes, consumam mais produtos e, assim, induzam o crescimento da cadeia de fabricantes.

Você criticou o baixo número de lojistas na feira. A ASF reconhece isso e deseja aumentar seu setor de equipamentos para este ano. No entanto, é preciso que todos os setores estejam engajados para que as diferentes alas se interessem.

Precisamos de mais e novos fabricantes para que haja mais lojistas e, por conseqüente, mais atletas.

Contamos com a sua ajuda para alterar esse quadro. Continue realizando esse bom trabalho que você vem fazendo de divulgar a escalada e a aventura.

Esperamos você na Adventure Sports Fair deste ano!

Estamos abertos para esclarecer qualquer mal entendido.

Muito obrigado pela atenção.

Atenciosamente,
Fernando Aquino
AD Comunicação & Marketing
www.adcomunicacao.com.br
(11) 3862.8319 / 3862.5745