Hoje um dos Festivais de Escalada mais populares do Brasil , sem dúvida é o de Itajubá. A cidade localizada no sul de Minas Gerais abriga uma quantidade de rocha de fazer inveja a muita cidade e também abriga vários escaladores conscientes e simpáticos.

O organizador do evento Orlando Mohallem concedeu entrevista ao Blog de Escalada para falar sobre o evento de 2010, que está em sua oitava edição. :

1 - Orlando, qual o segredo de conseguir realizar um festival como o de Itajubá por 8 anos enquanto há outros festivais e aberturas de temporada não vingaram?

Acho que o primeiro segredo é estar sempre vivendo o montanhismo.

O segundo, é buscar sempre a organização e o comprometimento com o trabalho naquilo que você assume fazer. Neste caso, acreditamos muito no nosso clube e a cada ano todos que visitam Itajubá sentem esta energia !

2 - Como é visto o esporte de escalada na cidade de Itajubá?

Bem, após 10 anos de trabalhos desenvolvidos, a cidade já esta ligada que aqui o esporte é forte. Basta você chegar no ginásio de escalada a noite e verificar a quantidade de mensalistas que temos.

Procuramos sempre divulgar a escalada por aqui, hoje a prefeitura reconhece que uma boa parte do movimento turístico vem da escalada e do montanhismo, isso é muito bom !

3 - Como vai ser o formato do Festival este ano?

Como sempre, estaremos trazendo grandes nomes para palestrar na parte da noite e durante todo o dia haverá diversas atividades acontecendo, como escalada na Pedra da Piedade, Urubu, Paraiso, Tucano e Pedrão, e também estaremos apresentando a nova área de escalada de Itajubá, a Pedra da Anhumas.

Apresentaremos também uma travessia alucinante pela Serra da Pedra Aguda, que é o mais puro montanhismo ! e um role alucinante de mountain bike por um circuito recheado de falésias que prometem muitas escaladas no futuro.

4 - Qual foi o critério de escolha dos palestrantes do festival?

Sempre procuramos trazer pessoas que tenham uma postura bacana na escalada e no montanhismo, não basta escalar muito ... Em primeiro lugar esta pessoa deve ser exemplo para todos nós.

Outro critério é sempre variar nos estilos de escaladas, pois assim agradamos paredeiros, esportivos e escaladores de altitude.

5 - Onde serão realizadas as palestras programadas do Festival?

Outra novidade será a estrutura que foi toda montada no caminho para nossa principal área de escalada, a Pedra da Piedade.

Inscrições, Camping, Palestra, Alimentação estará em um só lugar, no bairro da Capituba, caminho para Pedra da Piedade. Estrada para Piranguçu, KM5 - entre a direita após o bairro da Piedade, não tem erro !

6 - Haverá também alguma festa mais à noite apos as palestras?

Certeza, neste ano teremos o prazer de curtir algumas brasilidades e grooves do escalador itajubense Tadashi Kawai.

7 - Como está sendo vista para a comunidade de Itajubá sobre o "caso ABETA" que está ameaçando a escalada?

Um absurdo ... escalada e montanhismo é filosofia de vida ! acredito que isto não acontecerá aqui no Brasil ... até hoje não há fiscalização de condutas em Parques Nacionais, imagine nos milhões de picos de escalada existentes no Brasil ... isso é fachada pra inglês ver !

8 - Há algum evento para que seja discutida este apoderamento de esportes de montanha pela ABETA?

Não sei te falar, mas seria uma boa hora para comunidade escaladora mostrar nossa força.

9 - Havendo muitos locais de escalada perto da cidade, há muitos casos de "mau comportamento" de escaladores?

Por incrível que pareça tivemos problemas de desrespeito com proprietários nas areas de escaladas no início do CMI.

Pior que estas pessoas eram membros do clube, hoje já não são mais !

Graças a seriedade hoje do CMI e o bom relacionamento com todos, vivemos na paz por aqui !

10 - Para quem está planejando ir para a cidade de Itajubá, o que os escaladores podem esperar(e respeitar) da cidade e dos lugares de escalada?

Muita hospitalidade, conforto de escalador e muitos desafios ... preparem seus corações !