Para quem gosta de ver filmes de escalada (e eu adoro), uma boa dica para ter na videoteca é o clássico "First Ascent".

Acredito que o filme está para a escalada assim como "Cidadão Kane" está para filmes de Hollywood.

Exagero? Não, muito pelo contrário.

O filme realizado pela "Sender Films" foi dos primeiros a conter uma história em formato meio documental, que retrata em muito a obcessão de um escalador e uma via, e não somente a escalada por si. No filme há também entrevistas com outros escaladores sobre o que pensam deste tipo de paixão motivacional, e o que o perseguidor passa, pensa e treina para alcançar o seu objetivo. O mais surpreendente é que o final é bem diferente do esperado.

Parece óbvio um filme ter história? Saiba que grande maioria dos vídeos feitos sobre escalada ainda se parecem como "vídeos pornôs, mas de escalada". Ou seja, música de fundo, câmera com grua ou ângulos de 45º e uma pessoa escalando uma via, ou boulder, de graduação "X", e um diálogo que é desnecessário saber a tradução. Mas não há história.

Um outro filme que conta este tipo de "perseguição", mas não de maneira tão bem editada, é o Inglês E11. Basta assistir para conferir. Este filme é de igual qualidade, e mostra a diferença de de abordagem de um tema filmado por um Europeu e um americano.

O filme "First Ascent" fez tento sucesso nos Estados Unidos que o canal a cabo "National Geografic Channel" encomendou uma série de pequenos filmes com a mesma temática.

Peter Mortimer, produtor da Sender Films, se superou na produção, gravando em HD, com uso de grande tecnologia e recursos de filmagem e boas histórias de escalada.

Esta série agora estará disponível em um caixa de DVD, disponível para venda on-line.

Para mais detalhes verifique em : http://www.firstascentseries.com/ ou http://www.senderfilms.com/

No site também pode ser visto um trailer dos vídeos contidos na caixa. Na caixa há 3 DVD em imagens em HD e cusca US$ 49,90. Para estes há a opção de "video on demand", que permite a compra e o imediato Download do vídeo (Preço para download ainda não informado).

Assista ao trailer abaixo :

"First Ascent: The Series" Trailer from Sender Films on Vimeo.