Quem tem a idade por volta de 30 anos deve se lembrar que era muito comum ver anúncios na televisão (que na época não tinha contole remoto!) das atrações das revistas que estariam nas bancas de jornais.

Revistas do calibre da Veja, IstoÉ, Placar, Playboy, Quatro Rodas e etc faziam anúncios , em formato de chamada, para as suas edições mais novas.

Hoje em dia estas chamadas não existem mais, todos já sabem que existe a internet e procuram as novidades por lá.

No início dos anos 80 até seu final eram tempos que não existiam : e-mail, internet, skype, twitter, Facebook, Celular, 3G, Youtube, VIMEO e assim por diante. (Também não existiam nem CD´s nem DVD´s, mas aí vão me chamar de velho)

Hoje em dia, a prática relativamente eficiente parece estar sendo renovada. A revista Rock & Ice fez esta atualização de recurso, e ao que parece ficou exelente.

Serve de lição para toda e qualquer revista que fica reclamando que nçao há como divulgar de maneira rápida e eficiente o conteúdo para fazer seu público comprar.

Um excelente recurso que poderia ser usado por algumas revistas como GoOutside, Aventura & Ação entre outras. Um pequeno vídeo rápido da edição com uma voz impactante (não adianta colocar um fanho ou gago falar né). Fazer divulgação na internet colocando notinhas esporádicas em twitter e facebook é mostrar ao público que se está na década de 80, usando os computadores de hoje. É preciso mostrar que está moderno e interessante.

As imagens podem facilmente fazer anúncio e convites a visualização no Facebook, Blogs (como este aqui, que nem é vinculado a revista nenhuma) e Twitter. "Marketing viral" na veia.

Uma forma bem eficiente que a FEMERJ, em seus campeonatos de escalada (capitaneados pela Patricia Mattos) fizeram videos chamadas bem eficientes que mostraram que a idéia pode ser bem eficiente.

Na chamada da revista há uma área de escalada na Romênia , virgem e diferente de tudo o que muitos escaladores já viram.

Repare nas imagens, e se pergunte se não tem vontade de sair correndo e comprar a edição.

Vejam abaixo a chamada da Revista Rock & Ice :

Amazing Armenian Rock Climbing from Rock & Ice on Vimeo.