Seguindo viagem nas férias, o Blog de Escalada foi para um dos lugares mais cult de toda a escalada argentina : O canion de Las Buitreras.

Seguindo como norma irmos de mochilao, para coletarmos todas as informacoes necessarias para quem quiser visitar também, decidimos ir de onibus.

Muitas pessoas do Brasil que ja haviam visitado o lugar sempre nos indicava irmos com algum carro alugado. Como o aluguel de um carro sempre é mais caro do que parece ser, e nao estamos em um grupo muito grande, o escolhido foi : ir de onibus.

Pois bem, para ir para Piedra Parada/La Buitrera a unica opçao é ir em um onibus que sai somente às quinta-feiras, as 9 da manha para a cidade de "Passo Del Sapo". Para voltar de lá ou se arruma uma carona pela estrada com movimento de um carro passando a cada hora, ou espera-se tambem às quinta-feiras às 4 da tarde o onibus voltar.

A viagem dura cerca de 3 horas para os 120km que separam a cidade de Esquel do local de escalada. O recomendavel é que tenha MUITA paciencia.

O local é absurdamente impressionante em termos de impacto visual, e em termos gerais é um canion de 6km de extensao com paredes de 200 metros de altura. O mais cético dos escaladores fica boquiaberto.

Praticamente todas as vias do local (em geral em torno de 60 vias) tem 30 metros de altura, o que torna impraticavel quem pensa em levar uma corda com menos de 60 metros de comprimento. Todas as vias sao "chapeletadas", e o improviso de se fazer dois rapeis em paredes negativas torna inviavel o improviso.

Para quem está disposto a ganhar uma carteirinha "into the wild" o local apresenta bons desafios : clima bem austero com ventos de até 60km por hora em alguns dias, e uma secura de fazer muitas pessoas pensarem em voltar mais cedo.

Para ficar por lá pode-se acampar na reserva após conversar com o guarda parque, o que sai gratuitamente. Para quem tem medo deste tipo de aventura, pode-se ficar no camping da familia Moncada, que sai por 8 pesos argentinos. Porem o camping nao possui nem banheiros, nem provedorias nada.

Confiram as imagens gravadas abaixo no ultimo dia de escaladas :