Após algumas pessoas mais educadas (em um total de 3) me informar de maneira um pouco menos "bulling" do sempre acontece (e acabou acontecendo) venho neste post admitir um engano ocorrido no post em que divulguei o nome dos envolvidos no incidente que fechou a Falésia Paraíso.
O mantenedor do blog divulgado no post (http://www.fernandozara.com.br/) apesar de ter mesmo nome, sobrenome e atividade esportiva (esporte de natureza) não é o mesmo.
Sem dúvida uma infeliz coincidência. Na verdade um dos responsáveis pelo fechamento da Falésia Paraíso chama-se : Alexandre Zaramela. Confusão que até mesmo as pessoas que perguntei para verificar a veracidade se confundiram.
Para quem acredite que eu não chequei os nomes antes de divulgar, perguntei aos conquistadores da Falésia Paraíso que não desmentiram os nomes dos envolvidos. No blog em questão (o qual até foi publicado na sessão dicas de blog aqui) não há qualquer referência de onde está vivendo o mantenedor, dando a impressão de que está "por aí".
Reconheço o meu erro, e peço desculpas ao mantenedor do blog.
Não será a primeira, nem será a ultima vez que eu cometerei um erro. Apesar de procurar ao máximo evitar.
Porém fica a dica de que ao se saber que um homônimo faz algo errado, atualizar os dados de identificação pessoal em seu Blog para que não haja problemas de coincidências, visto que por possuir um sobrenome não muito comum (apesar de ser até nome de cadeia de lojas) pode ser, sim, confundido com alguém de mesmo nome e sobrenome.
Já tive também meu nome envolvido com um homônimo, e de maneira simples e com conversa também simples se resolvem os mal entendidos.
5 comentários:
Puxa...que chato essa coincidência e que bom sua atitude de corrigir o erro.Mas nada melhor que um bom diálogo para pessoas educadas se entenderem.
Bom, o que interesse mesmo é saber o nome dos "apressadinhos".
É "Fernando Zaramella" (e não Fernando Zara !!!) e "Daniel Rabugento".
Interessante que pelo jeito nenhum dos dois participa de nenhuma lista de discussão ou usa a internet...
A responsabilidade é de quem publica a informação, quantos Fernandos existem e quantos escalam? Aqui em Goiânia eu conheço 3, será que foi algum deles? pouco provável.
A retratação foi feita, porém gerando mais atrito, se colocassem o meu nome na responsabilidade do fechamento de um pico bastante visitado eu iria ficar bastante indignado e furioso.
Julio
O negócio é o seguinte, eu pesquisei com 3 pessoas ANTES de publicar. Mesmo ANTES de publicar procurei vasculhar o blog da pessoa, e saber se era realmente do mesmo local.
Porém como no Brasil temos o hábito de somente conhecer pessoas por apelido, e raramente preocupar saber de onde a pessoa é ou o que faz há esta falta de informação.
A responsabilidade do erro é minha, e até mesmo PESSOALMENTE no email da pessoa que sofreu o engano eu me desculpei.
Para você devo alertar que as pessoas erram, assim como eu errei e me retratei o suficiente para não prejudica-lo. Fiz até mais do que determina a lei.
Porém eu mesmo já tive um caso de alguém usando meu nome no Escaladabrasil.com, e nem por isso saí puteando tudo e todos e procurei resolver a situação como uma pessoa adulta.
Toda a situação foi resolvida com a devida educação entre as partes como deve ser, pois, assim como eu, a pessoa não apoia atos que prejudiquem a comunidade escaladora como foi o caso. E tudo se resolveu como adultos.
Antes de achar que tudo resolve no muque, saiba que isso apenas dificulta as coisas,e pode até mesmo piorar caso a pessoa não se intimide.
Oi Luciano
Claro, a atitude não poderia ser diferente, se errou assume e publica. Ponto Final.
Mas o que questiono é a necessidade de expor o nome de alguém sem ao menos levantar totalmente como de fato as coisas ocorreram, sem ouvir os acusados principalmente.
Afinal mesmo com a culpa deles, foi apenas uma gota d´água frente a outros absurdos que a todo instante vc e os conquistadores buscaram alertar. Mesmo todos nós estarmos de saco cheio de toda hora um pico ser fechado, temos que manter uma ponderação.
Mas a situação está muito crítica, daqui a pouco perderemos a Pedra da Divisa, exigindo que nos fiquemos mais aplicados na "fiscalização" do comportamento dos usuários.
Apesar do mal momento, parabéns pelo blog e pela referência nacional que hoje representa um simples blog na divulgação do montanhismo!
Postar um comentário