O escalador Kleber Jamal é um dos idealizadores e proprietários do ginásio de escalada Altitude, localizado na cidade de São josé do Rio Preto.

Para quem não sabe ainda, o ginásio é responsável por revelar grandes destaques da escalada nacional, tendo como grande expoente o escalador Felipe Camargo.

Procurei Jamal para responder algumas perguntas, e ele gentilmente as respondeu bem depressa. A conversa foi rápida, mas as perguntas eram bem diretas.

Kleber respondeu gentilmente cada uma de maneira simples e objetiva.

Leia abaixo a entrevista :

1 - Em seu ginásio, qual é a filosofia de ensino?

Os atletas tem que aprimorar todos os quesitos essenciais da escalada esportiva.

Treinar: resistência, força, técnica, equilíbrio, "cabeça" e principalmente escalar com prazer, respeitando seus limites.

2 - O seu ginásio é o que mais revela talentos para a escalada esportiva brasileira. Há algum segredo?

Sim, muito treino, dedicação, empenho, motivação, equilíbrio emocional, união entre os escaladores, técnicos e instrutores do ginásio.

Resumindo somos uma família chamada Altitude (como dizem alguns escaladores locais).

3 - Qual é a média de alunos e frequentadores no seu ginásio?

Temos uma média de 50 alunos mensalistas.

4 - Na sua academia há vários eventos simples (como churrasco + escalada) que ficaram populares, qual foi a inspiração para que eles virassem sucessos?

Foi uma maneira que encontramos de unir os escaladores para trocar experiências, se conhecer, interagir, marcarem para treinar juntos.

Para quem não conhece a cidade, São José do Rio Preto tudo é motivo de churrasco , unimos esta tradição do interior com a escalada, uma mistura que deu certo.

Exemplos de eventos no ginásio: Bouldering ao alho, Churraskin de quinta.

5 - Há alguma preocupação de que durante a formação de escaladores eminformar sobre a conscientização de se comportar adequadamente em lugares de escalada?

Sim, me preocupo muito em passar ao iniciantes as normas de condutas na montanha, o respeito à natureza, as regras a serem seguidas nas áreas e cidades próximas aos points de escalada particulares e públicos.

6 - Na cidade de São paulo houve uma retração na quantidade de ginásios de escalada, na sua opinião o que pode ter acarretado nisso?

A escalada exige muito dedicação e motivação por parte do escalador, dos proprietários e funcionários dos ginásios.

Talvez seria o pouco retorno financeiro dos ginásios, se compararmos ao investimento.

A cidade de São Paulo complica também aos altos aluguéis pagos pelo espaço, grande distância que o escalador tem que percorrer, dentro da cidade, para ter acesso aos ginásios de escalada, o trânsito, lotação dos mesmos...

7 - A cerca de dois anos as competições de campeonato estadual de escalada deixaram de acontecer. Você saberia apontar os motivos?

Alguns dos motivos que o campeonato estadual de escalada deixaram de acontecer, seria o fato de sempre a cidade sede ser num mesmo local, geralmente num grande ginásio de São Paulo.

Não termos categorias de base surgindo.

A procura por escalada esportiva ter diminuido muito.

Patrocínios a estes eventos muito escassos, o que torna inviável prêmios expressivos aos vencedores.

Poucos atletas brasileiros competindo em campeonatos no exterior, que desmotiva atletas da categoria iniciantes, por não terem "ídolos nacionais".

Campeonatos demorados e com regras e critérios que deixavam dúvidas nos resultados por parte dos atletas e do público.

8 - Nos últimos anos estão acontecendo aguns incidentes que estão acarretando o fechamento de vários locais de escalada (Guaraiúva, Falésia Paraíso e etc), você tem alguma opinião a respeito disso?

Falta de instrução e educação de alguns escaladores, que prejudicam todos os escaladores e a própria imagem da escalada no Brasil.

Faltam profissionais na área, para instruir, criar e ditar as regras, condutas e normas de segurança nos locais para a prática de escalada no Brasil.

9 - Caso alguns dos pupilos oriundos da academia se envolverem em algum problema de fechamento de local, qual seria o procedimento da academia?

Primeiro iria conversar muito com este escalador e enteder o motivo do tal incidente e ter tomado esta atitude.

Não deixá-lo mais escalar no ginásio por um tempo, seria uma forma de tentar fazer que ele mude suas atitudes, se quiser continuar a escalar.

Descubrir uma maneira deste escalador amenizar o problema. Conscientizá-lo ainda mais.