O local conhecido como Falésia Paraíso, localizada na cidade paulista de Pindanhomangaba está fechada.

Após um incidente entre um escalador e um dos proprietários da região, foi decretada a suspensão de toda a atividade de escalada no local. Para saber o que o incidente foi veja aqui : http://falesiaparaiso.blogspot.com/2011/03/atencao-velocidade-maxima-permitida-30.html

O mau comportamento de escaladores também está sendo reclamado por vários proprietários de locais de escalada populares como a "Pedra da Divisa" e "Falésia dos Olhos". Esta última no carnaval recebeu cerca de quase 50 pessoas em um dia.

A Falésia Paraíso (local este que o Blog de Escalada confeccionou o guia de vias) continha mais de 80 vias de graus variados, e vinha ganhando cada vez mais popularidade entre os escaladores paulistas.

Aproveito aqui para lembrar que em um post no início do mês (veja aqui) denunciei o comportamento farofeiro e inapropriado de vários frequentadores.

Alguns ironicamente enviaram mensagens dizendo que eu estava sendo ranzinza e que reclamar disso era comportamento de velho.

Acho até desnecessário dizer algo, mas é conhecimento de quem tem maturidade suficiente que a culpa não é SOMENTE do escalador que gerou o incidente que ocasionou no fechamento.

A culpa, sem dúvida é de TODOS que se comportaram de maneira inapropriada em uma propriedade particular, e deixou a situação chegar no ponto que chegou.

O ocorrido foi somente a última gota de água, e haviam vários avisos em TODOS os blogs, listas de discussão, facebook e outras redes sociais das reclamações dos proprietários.

A desculpa que não sabe usar a internet, ou que não sabia de nada é inaceitável, visto que até mesmo o guia para escalar por lá era disponível somente pela internet.

No próprio guia inclusive há as regras de conduta.

Bastou apenas um imbecil ignorar os avisos para acabar com a diversão de todos os demais. Bastou a omissão de todos com quem saia da linha para que chegasse a este ponto.


Para saber mais do ocorrido veja em : http://falesiaparaiso.blogspot.com/