Anunciada na semana passada, a saída da escaladora e principal organizadora de campeonatos de escalada, Patrícia Mattos, ainda repercute nos bastidores da escalada esportiva e federações.

O Blog de Escalada procurou a escaladora fluminense, em que ela educadamente respondeu cada pergunta feita sobre o fato.

Patrícia, ao contrário do normal, foi econômica em suas respostas, mas em faltar com a honestidade que lhe é peculiar.

Confiram a entrevista abaixo :

1 - Olá Patrícia, o que te motivou a tomar uma decisão de dar outro rumo na sua vida?

Sempre fui muito motivada e perfeccionista, mas jamais conseguiremos agradar a todos.

Principalmente quando lidamos com muitos egos juntos, aí a coisa complica mais ainda.

Acredito que já tenha contribuído bastante durante 15 anos com as competições e sinto que é a hora de parar e cuidar um pouco de mim, meus treinos, minhas escaladas em rocha e minha filha.

Mas nada e ninguém é insubstituível e logo teremos alguém interessado na organzação das competições.

2 - Como você acha que ficará a comunidade da escalada, que é ligada a campeonatos no Brasil e no estado do Rio de Janeiro?

Por enquanto acho que nada de novo deva acontecer, mas logo aparecerão pessoas interessadas em dar continuidade ao trabalho nas competições.

É só aguardar um pouco.

Temos aí uma boa quantidade de eventos não oficiais, mas de muito boa qualidade também.

3 - Você citou que estavam lhe fazendo ameaças verbais e escritas. Você poderia nos dizer o que aconteceu?

Uma coisa muito comum nas competições.

Atletas que não sabem parar pra ler, assimilar e pôr em prática seus direitos que estão no regulamento.

O regulamento da escalada é muito bom, fovorece o atleta em muitos ítens.

Não é como em outros esportes onde o juíz erra e o atleta não tem direito a reclamações.

Errar é do ser humano e na escalada o atleta tem o direito de rever em vídeo sua performance e reclamar se estiver certo e assim rever sua colocação em muitas das vezes.

4 - Nesta sua guinada da sua vida, você irá para onde se "reinventar"?

Estou de mudança para a cidade serrana de Petrópolis, no RJ.

Lá reforçarei minha musculatura, voltarei a treinar e me dedicarei mais a escaladas em rocha tb.

5 - Hoje a escalada de competições no Brasil está condenada a desaparecer, ou mesmo se tornar apenas torneios estaduais esporádicos?

Sempre existirá a competitividade, e assim novos organizadores apareção. É só dar tempo ao tempo.

6 - Há falta de comprometimento de algumas pessoas em alguns cargos políticos na escalada?

Sim, existe.

Eu vejo um voluntário como uma pessoa disponível e disposta a ser voluntário.
Se isso não for possível faça como eu, deixe o caminho aberto para que outras pessoas interessadas possam vir com novas idéias.

Despeça-se com dignidade e não apenas desapareça e abandone suas funções como se isso fosse uma coisa normal, pois as pessoas esperam sempre algo de alguém que possue um cargo importante em uma entidade.

7 - A quantidade de brigas e desentendimentos é hoje o principal motivo de ginásios fecharem (como a Casa de Pedra em SP) e a fuga de competidores de todos os níveis?

Quanto aos ginásios não sei responder.

Quanto ao meu ginásio com meu sócio sempre tive um ótimo relacionamento com ele.

Eu é que resolvi mudar o rumo de minha vida mesmo.

Quanto aos competidores, acredito que a fuga deles das competições seja algo cíclico e não por causa de brigas ou desentendimentos.

Talvez haja falta de investimento nas competições, o que não foi nosso problema no RJ, os patrocínios do ano passado continuaram conosco esse ano e até aumentaram suas participações em alguns casos.

Só tenho a agradecer as empresas que nos apoiaram durante esses anos.

Pode ser também a falta de investimento na cultura, na base, nas crianças se acostumarem a escalar desde pequenas nas escolas por exemplo.

O quadro nacional das competições acredito ser o mais precário.

Se as pessoas certas procurarem organizar as competições, não tem porque elas pararem, mas com o quadro atual nada mudará.

9 - Quais seriam as mensagens, e para quais pessoas você gostaria de dizer após este anúncio de despedida?

Aos atletas:
Que procurem sempre estudar e pôr em prática o regulamento disponível de cada competição que for participar, pois se não fosse um jogo não haveriam as regras para o mesmo.

Aos que se dizem organizadores:
Trabalhem ou deixem que outros trabalhem. Não fiquem segurando cargos só por prazer de fazer com que nada ande.

10 - Quais serão as lembraças, as boas ao menos, que você levará disso tudo?

São muitas!! Boas então...nossa!!

A felicidade de um atleta estampada em cada sorriso ao fechar uma via ou um boulder ....

Os aplausos da platéia ...

O carinho dos grandes competidores ...

A alegria de ver atletas felizes subindo o pódio ...

O elogio de um patrocinador ...

Todos os e-mails, telefonemas, conversas por MSN, torpedos e etc tão carinhosos que recebi nessa minha despedida. Isso não tem preço!!

Fica aqui o meu muito obrigada a todos vcs, que falaram comigo, tiveram carinho, se indignaram, choraram, mas no fim compreenderam minha decisão.

Obrigada a todos de coração!!


A figura significa muito para patrícia :

O certificado do curso que fiz da FFME para organização de eventos a nível nacional. Nesse tempo ainda não existiam federações nem confederação.

Podia-se assistir a todos os cursos, mas retirar diploma só para um.

Foi quando escolhi ser organizadora, e para esse curso foram só 4 diplomas da FFME no Brasil se não me engano, mas assisti tb a todos os outros cursos de: Juíz, Route-setter e Treinador de atletas.