Seguindo a série de reportagens com as pessoas por trás das marcas de produtos para escalada e esportes de natureza, esta semana temos nada menos que Alexandre "Linha" Paranhos.

Linha é conhecido escalador paulista, detentor de títulos de campeonatos e de um humor excelente. Talvez seja, na minha opinião, a pessoa mais bem humorada e de melhor astral que eu conheci até hoje.

Aliado a isso é talvez das pessoas mais inteligentes que já tive o prazer de conversar.

Por isso sua entrevista não poderia ser diferente, com respostas que mescla o hilário com o sério e assim sucessivamente.

Alexandre é responsável, junto com seu irmão, pela organização do Ubatuboulder e também de criar uma das marcas mais famosas dentre escaladores de boulder : a UBT.

Para saber mais sobre a marca e seus produtos acesse : http://www.ubtboulder.com/

Para saber mais sobre a marca, e como foi criada acompanhe entrevista abaixo :


1 - Olá Linha, como foi a idéia da criação da marca UBT?

Qdo fizemos o primeiro UBT Boulder, em 2003, meu irmão desenhou o logo do evento e fizemos uma camiseta para distribuir.

Fez tanto sucesso que crescemos o olho na hora! Tinhamos achado uma forma fácil de arrancar dinheiro das pessoas mais sovinas do Brasil: os escaladores.

Fizemos uma rápida pesquisa e constatamos que, apesar de 90% dos escaladores serem da classe A, terem carro próprio e tomarem leite com pêra, todos fazem questão de se vestir como mendigos e agir como se fossem proletários do gueto.

Nossa campanha de MKT inicial focou as vovós, responsáveis pela criação de quase todos os nossos clientes.

Convencemos as velhinhas a queimar as surradas camisetas de campeonato.

A partir daí, foi mais fácil do que preparar um Quick de morango morno.


2 - A UBT é uma das poucas marcas de produtos voltadas exclusivamente para escaladores a ter uma loja na internet. A iniciativa valeu a pena?

Eu não tenho 3 dentes de ouro à toa.

Semana passada, meu irmão fez uma depilação a laser que custou o preço de um carro popular, e ele pagou à vista!

Esse lucros exorbitantes que a UBT proporciona são fruto da combinação de baixo custo proporcionado pela Internet com os preços abusivos que praticamos.

O segredo é o Mkt agressivo, combinado com um branding conceitual de guerrilha, que faz os clientes abrirem a carteira a cada lançamento!

Além disso, como eu e o Rodras somos bonitos, desejados e invejados, podemos cortar o custo de contratação de modelos.


3 - Suas camisetas possui um design moderno e atraente, assim como a malha utilizada somente é vista em produtos importados. Como foi a escolha a seguir uma linha tão acima da média?

Estavamos cansados de ver estampas vergonha-alheia do tipo: "Um péssimo dia de escalada é melhor do que um bom dia de trabalho".

Buscamos criar estampas mais modernas e sempre que possível, que fizessem sentido apenas aos escaladores, estilo piada interna.

Meu irmão sempre teve esse lado artístico mais desenvolvido (leia-se bicha) e quando decidimos lançar a marca, ele já tinha várias estampas prontas.

Depois disso foi só começar a contar o dinheiro que entrava sem parar!


4 - Além de camisetas, a UBT pretende trabalhar com alguns outros produtos ?

Sim, queríamos lançar magnésio, crash-pad, calça, agasalhos e lingerie, mas tudo isso dá trabalho e temos muita preguiça!


5 - Como foi o retorno dos escaladores desde a estréia até hoje?

Recebemos diariamente dezenas de emails e telefonemas, e achamos isso tudo é um saco...

Os escaladores ficam dando palpite nas cores, dando idéia de estampas, etc .

Nós simplesmente ignoramos todos, sem exceção!

Queremos dinheiro, não idéias!


6 - O Evento "Ubatuboulder" é um dos mais tradicionais do Brasil. A quantidade de venda de camisetas é vinculada ao evento?

Deveria ser, mas como eu e meu irmão estamos sempre mais empolgados para escalar do que para vender camisetas, elas sempre acabam ficando no carro...heheheheh


7 - Alguns locais de boulder e escalada foram fechados pelo Brasil (e no exterior também). Como você visualiza este problema?

É uma questão muito delicada.

É preciso se colocar no lugar do proprietário.

Como você se sentiria se todo fim de semana seu sítio fosse invadido por um bando de pessoas que entra sem pedir licença, grita, fuma maconha, ouve som alto, acende fogueiras e joga lixo?

E pior, uma dessas pessoas pode sofrer um acidente dentro do seu terreno e te causar uma enorme dor de cabeça.

Visto por esse lado, é difícil de acreditar que tenham proprietários que autorizem o acesso.

Isso só acontece pq a grande maioria dos escaladores pede licença, não grita, não fuma (ou é discreto), não liga som, nao faz fogueiras, recolhe o lixo e faz questão de preservar o local.

O problema é a minoria.

Não são muitos, mas causam um enorme estrago.

E dessa minoria, apenas uma pequena parte é cretina, o resto apenas não foi devidamente "informado" das regras de boa convivência.

Para piorar, a maioria dos escaladores prefere não chamar a atenção dos outros, e aí é apenas uma questão de tempo até toda a comunidade sofrer as consequencias...


8 - Foi citado recentemente que a alguns anos a escalada viveu em uma bolha de superexposição, e hoje está em retração. Você tem a mesma opinião?

No último UBT, fiquei impressionado com a quantidade de caras novas que vi por lá, prova que a escalada está sempre se renovando.

Eu nunca me senti tão perdido no meu próprio evento.

Ainda bem que levei Passatempo recheado, e logo já tinha feito vários melhores amigos. (Dica para os nerds que não tem amigos)


9 - Você tem no seu passado um longo período vivendo no exterior. Como foi para você este tipo de contato com produtos e o comportamento de seus fabricantes com o escalador?

Foi bom para perceber que lá fora o mercado também tem uma carência de boas estampas.

Nossa camiseta Pretzel saiu em sites do Japão e da Europa (além de ter nos rendido um belo processo de direitos autorais!)


10 - Quais são os projetos futuros para a UBT?

Estamos lançando uma coleção com os Boulders Clássicos de Ubatuba, e em breve faremos os clássicos dos outros picos de escalada tbm(antes que roubem nossa idéia).

Além disso, vamos comemorar os 10 anos da UBT Boulder no ano que vem, continuar escalando e vendendo muita camiseta (se não der preguiça)