Seguindo a série de entrevistas com as pessoas responsáveis pelas grandes marcas de equipamentos de escalada e trekking no Brasil.

A entrevista de hoje com José Luiz Harmann, o proprietário de uma das mais antigas marcas de produtos para entusiastas outdoor do Brasil.

A marca curitibana considerada mo uma das empresas que mais se preocupam com a qualidade e durailidade de seus produtos.

José Luiz gentilmente atendeu ao pedido do Blog de Escalada para falar sobre a marca e seus projetos futuros.

Para mais detalhes da marca visite : http://www.altoestilo.com/site/

Acompanhe a entrevista abaixo :

1 - José, como surgiu à idéia de criar a Alto Estilo?

Surgiu da necessidade própria, em 1985 quando junto de meu irmão Pedro começamos a fazer nossos próprios equipamentos, não havia no mercado equipamentos adequados.

Importação nem pensar.

Assim começamos a fazer por conta, inspirando-se em fotos de revistas de equipamentos "gringos".

Com poucos recursos e muita criatividade foram surgindo os primeiros equipamentos : sacos de dormir, alforjes para as bicicletas e mochilas de assalto...

Tudo era costurado em uma maquina caseira.

Logo os amigos começaram pedir que fizéssemos para eles também e ai começamos a dedicar mais tempo a esta atividade.

Como empresa surgiu em 1996 com a marca "werty" compramos máquinas industriais e logo tínhamos cerca de cinco costureiras em uma sala e muitas encomendas.

Meu outro irmão Gilberto entrou na lida e a coisa começou a crescer, eu queria seguir mais tranqüilo, nos separamos e então a werty deu origem a duas empresas a "Acampar" e a "Alto Estilo".

A "Acampar" não parou de crescer, abriu loja e seguiu uma linha industrial, já com a Alto Estilo segui uma linha mais artesanal, produzia algumas peças e ia viajar, escalar por alguns meses, voltava e trabalhava mais um pouco mas logo punha o pé na estrada, foi um tempo muito bom de muitas descobertas.

Em 1987 a Alto Estilo foi registrada de fato com CNPJ

2 - Quais foram as principais dificuldades do início da empresa?

A Alto Estilo está instalada na serra do mar, junto ao morro do Anhangava.

Até pouco tempo não havia telefone nem internet e a comunicação era muito precária. Hoje temos internet e telefonia móvel.

Uma grande dificuldade foi conseguir boas matérias primas e ter dinheiro para compra os tecidos e aviamentos, quando conseguia comprar o tecido acabavam as fivelas não tinha capital de giro e era difícil de ajustar as contas.

Desenvolver os modelos foi um longo aprendizado, criava um modelo e ia logo testar na serra, essa era a melhor parte do trabalho...


3 - Como são criadas as idéias dos produtos lançados pela marca?

Busco sempre produzir equipamentos de qualidade, duráveis, resistentes e confortáveis, que sejam leves e funcionais, assim os desenhos são simples sem muitos detalhes, procuro o essencial evito o que não seja realmente útil.

Busco assim um produto durável, ando na contra mão do consumismo, tem mochilas de 20 anos que voltam para um reparo já desbotadas mas que seguem sendo usadas.

4 - A empresa ficou conhecida por possuir equipamentos com qualidade altíssima. Como é feita a escolha dos materiais de cada produto?

Procuro usar o que temos de melhor qualidade disponível no mercado nacional.

O conjunto todo tem de ter qualidade, os tecidos, aviamentos, o zíper, o fio com que se costura e a atenção na produção.

Não utilizo artigos da China, Hoje dispomos de tecelagens de alto padrão e aviamentos de primeira qualidade sendo produzidos aqui.

Ainda assim acontecem imprevistos : falhas em fivelas que as vezes são detectadas somente depois de um lote inteiro ficar pronto, inevitável.

Procuramos sempre sanar de alguma forma estes inconvenientes.

5 - A marca Alto Estilo não está mais presente em vários eventos de escalada. Qual o motivo que levou a este afastamento?

Nossa estrutura é bem pequena, não temos um departamento de marketing.

Nem sequer uma estrutura para aportar uma demanda maior do que já temos.

Assim procuro apoiar os eventos regionais e sobre tudo aqueles que tenham um apelo voltado ao meio ambiente que não se preocupam apenas com a competição ou o puro retorno na mídia.

6 - Se fosse para você resumir em poucas palavras para identificar a
empresa, quais seriam esta palavras?

Menor consumo, reciclar todo possível, otimizar recursos.

Oferecer produtos de qualidade a um preço acessível, fortalecer o mercado nacional em todos os aspectos. Buscando criar novidades melhorando sempre.

7 - Na sua opinião o que mudou no publico alvo de hoje, com o da época
quando a marca começou?

Seguimos voltados ao mercado da escalada e montanhismo, mas também atendemos empresas com produtos personalizados.

Também produzimos os mais diversos tipos de acessórios para parceiros comerciais.

8 - Na sua opinião, como está o mercado de trekking e escalada hoje?
Retraiu, ou ainda está crescendo?

Segue crescendo muito e tem muito por crescer.

Com a Alto Estilo quero manter o perfil sem crescer em tamanho, crescer sim em qualidade, melhorar o atendimento e a apresentação, seguir testando na prática as criações para assim poder manter o padrão pelo qual venho empenhando esforços nos
últimos 25 anos.

9 - A Alto Estilo tem planos de patrocinar/apoiar algum grande atleta
de escalada? Qual seria?

Temos planos neste aspecto, mas o apoio que podemos oferecer seria um pouco limitado, nossas possibilidades não são muitas, as portas estão abertas para que atletas mandem seus currículos e quem sabe possamos atender com sua expectativa.

A escalada desportiva e o boulder não param de crescer e surgir novos praticantes já a escalada de paredes, de aventura esta anda carecendo de gente nova.