Seguindo a série de entrevistas com as pessoas responspaveis pelas marcas mais conhecidas no mercado de escalada e de esportes de natureza, hoje está em destaque o carioca Marcello Ramos.
Marcello é responsável por uma das marcas mais populares no Rio de Janeiro, a Equinox.
A marca além de ser conhecida por ter produtos bastante focados para a comunidade escaladora, também é a patrocinadora UNICA do Festival de Filmes de Montanha do Rio de Janeiro.
Marcello gentilmente respondeu todas as perguntas da maneira mais completa possível.
Acompanhe a entrevisa abaixo :
1- Olá Marcelo, como foi que surgiu a Equinox?
Na verdade e Equinox é fruto de uma sequência de empresas que tive na mesma área e fruto da minha paixão pela escalada e montanhismo.
Antes já havia participado de marcas cariocas de equipamentos para montanhismo, a Eiger e a Extrem, lá pelos anos oitenta. Nesta época existiam pouquíssimos fabricantes de produtos para escalada e montanhismo e nenhum equipamento importado era comercializado aqui no país.
Era uma época de desbravadores, que tentavam fabricar produtos de qualidade para o mercado exigente do montanhismo, mas não existia nenhuma marca feita por escaladores.
Com essa experiência em criar e fabricar produtos para um mercado tão específico é que resolvi montar a Equinox em 1992.
2 - Como você classificaria o público alvo da Equinox?
O público alvo da Equinox é essencialmente composto por pessoas com um nível de exigência muito alto.
Pessoas que precisam de equipamentos que durem mais que os demais, que sejam desenvolvidos especialmente para as condições de uso do nosso país, com as funcionalidades específicas para este uso e que custem um valor justo, o que normalmente é mais baixo que das melhores marcas.
3 - Hoje como é feito o planejamento de novos produtos para o público?
Como sempre foi feito.
Os produtos são desenvolvidos estritamente com o foco na funcionalidade e longevidade.
Partimos da necessidade para o desenvolvimento de um produto.
Na Equinox um produto é criado para permanecer em linha enquanto for relevante para a finalidade ao qual foi criado.
Não trocamos a linha a cada temporada e nem embarcamos em "modas".
Evoluímos os produtos quando necessário mas não retiramos de linha enquanto forem as melhores soluções para seus nichos de uso.
É reconfortante para nosso público saber que poderá encontrar e contar por anos com os mesmos produtos aprovados e cultuados.
Tanto é assim, que hoje somos ainda uma das poucas companhias no mundo a usar o cordura 500 em seus produtos.
Não embarcamos na moda do "ultra leve" que permeia o mercado de mochilas. Mesmo com argumentos em favor do menor peso, nossos produtos possuem um peso muito próximo de um produto dito "ultraleve", quando não mais leves comparando-se os mesmos volumes, mas mantendo uma maior resistência e durabilidade.
O que acontece hoje é que os produtos são criados para serem descartáveis e a "moda do ultraleve" veio de encontro a esse projeto de obsolescência planejada.
Conseguimos um peso muito próximo aos demais produtos por que os fabricantes, apesar de substituírem os tecidos por tecidos mais finos e menos resistentes, acabam acrescentando uma infinidade de características completamente desnecessárias ao produto, compensam a troca dos tecidos com inutilidades que pesam.
O resultado é que tem-se mochilas menos resistentes, cheias de inutilidades, pesando o mesmo que nossas mochilas e com o preço mais alto!
4 - A Equinox patrocina alguns eventos de escalada, como o festival de filmes de montanha. Os eventos da Equinox são escolhidos a dedo?
Nossos recursos, assim como o de qualquer empresa brasileira, são limitados.
Desta forma tentamos participar dos eventos mais significativos e mais identificados com os verdadeiros montanhistas, eventos que realmente contribuam para o esporte.
5 - A Equinox patrocina/apóia algum atleta?
Nós apoiamos diversos atletas, diversas escolas de escalada e diversos eventos, sempre dentro das nossas possibilidades e até além algumas vezes.
Mas patrocinar alguém efetivamente, na acepção da palavra, como eu considero que deva ser, não conseguimos ainda chegar a este patamar.
Não vejo nenhuma empresa do segmento, no Brasil, patrocinando algum atleta como deveria ser para ser considerado patrocínio!
6 - Se algum atleta tiver vontade de ser apoiado/patrocinado pela marca, qual seria o procedimento a seguir?
O procedimento é enviar a maior quantidade possível de material e um projeto bem estruturado para ser avaliado.
7 - Como é manter uma marca de produtos de esportes de natureza no Brasil hoje?
É como tudo o que diz respeito a iniciativa privada no Brasil, muito difícil.
Não existem incentivos para os empreendedores neste país, muito pelo contrário.
Mais recentemente enfrentamos uma verdadeira invasão de produtos importados de segunda linha que acabam por diminuir a fatia de mercado das já inúmeras marcas que existem, fazendo da vida de todos um pouco mais difícil ainda!
Fabricar produtos neste país, com qualidade, é coisa para idealistas ou heróis, Não é à toa que existem tão poucos.
8 - A marca Equinox é considerada muito consolidada no Rio de Janeiro, porém não tem grande alcance em outros estados. Existe um motivo?
O primeiro motivo é geográfico mesmo.
As marcas locais tem maior presença em suas localidades, como a Equinox no Rio de janeiro. O outro motivo é que somos uma marca essencialmente voltada para escaladores e como o Rio de Janeiro concentra a maior parte destes, a marca encontra maior afinidade na região mesmo.
Mas, mesmo assim, muitos escaladores e montanhistas legítimos do restante do país, que reconhecem em nossos produtos as qualidades que buscam para exercerem suas atividades, procuram e consomem nossos produtos, mesmo onde não existem lojas físicas para lhes atender.
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