Caso o leitor deste post ainda não saiba, o melhor local de escalada da América do Sul está situado próximo a Bariloche e chama-se Valle Encantado.

O local que possui mais de 300 vias dos mais variados graus, e por lá estima-se que esteja uma das vias mais difíceis da America do Sul : A directa Challenger.

O local encontra-se fechado todo o verão, que é o período mais indicado para a escalada no local devido ao clima não tropical.

O Valle Encantado recebia cerca de 200 escaladores acampados no ano em que teve seu fechamento decretado. Havia um acordo verbal entre os escaladores e o proprietário de que desde que não houvesse nenhum incidente como fogo ou poluição o local permaneceria aberto.

Isso foi presenciado por mim, que passei cerca de 40 dias em 2008/2009, e não apenas relatado, ou lido em pesquisas na internet. Eu vi.

Um brasileiro então despejou cerca de um litro de solvente químico de tintas, que era usado para seu fogareiro (do modelo primus) deliberadamente com a desculpa de que seu fogareiro estava pegando fogo.

O local onde foi derramado o líquido não era o Rio Limay, e sim um pequeno braço do Rio que se desprendia e formava um pequeno lago. Com isso ficou aquele espelho azul de poluição.

O capataz viu todo o resultado, que por si só era vergonhoso, e no dia seguinde pediu que todos se retirassem.

Nem é preciso dizer que o culpado de todo o fechamento se retirou na calada da noite, pois não tinha o caráter suficiente para assumir o erro.

Há leitores que vão perguntar porque ainda insisto nesta história.

A resposta :Para quem acha que varrer a sujeira para debaixo do tapete é melhor que culpar puzilamines irresponsáveis por atos de total descaso com pessoas e natureza : o que você faria com alguém que fosse o culpado de fechar locais icônicos como Pão de Açúcar, Serra do Cipó ou Pedra da Divisa? Iria achar tudo "legalzinho"?

Denunciarei o que este mau caráter fez enquanto puder, pois pessoas assim que estão fazendo o esporte de escalada cada vez mais conhecido por pessoas despreparadas para viver em sociedade.

Este tipo de reconhecimento é por culpa de cretinos como o culpado de fechar o Valle Encantado.

A velha história de que : me diga com quem andas e direi quem és.

Quem é condecentente com tamanha canalhice, fica aos olhos da comunidade escaladora mundial que SOMOS culpados por fechar o local.

Pode soar "duro" para quem gosta do "jogo do contente", mas é o que representamos para quem usava o Valle Encantado como local preferido.

Para quem não conheceu o local recomendo que veja este simples vídeo que foi publicado no dia de hoje.