Cedido gentilmente pelo  fotógrafo Bruno Sena pude ver com exclusividade o filme brasileiro "My First Mountain" . 

O filme esbanja simpatia e aposta em linguagem e estilo próprio durante toda sua exibição. O filme ,que carrega o carimbo de qualidade da North Face que ajudou a promover o projeto, mostra um ótimo trabalhoão é exagero dizer que desde já é candidato a muitos prêmios.

Com roteiro bem escrito e edição eficiente o filme brasileiro tem grande potencial para ser a melhor produção do gênero no ano de 2012. 

Seguindo uma maneira linear de contar a histórias de um grupo de mineiros que decidiram encarar pela primeira vez uma alta montanha. 

O destino escolhido foi a Bolívia.

Com uma narrativa simples e eficaz o filme transcorre de maneira natural, e na sua evolução não é difícil também se identificar cada um dos personagens. Com pessoas bem carismáticas que sabem descrever com bom humor e simpática não é difícil cativar quem assiste ao filme.

As filmagem de detalhes nos abrigos, cidades e paisagens em timelapse o filme enche os olhos de quem assiste, sabendo passar emoção com o mínimo de imagens bem executadas.

Apesar de não haver legendas para os diálogos em espanhol, entende-se sem muito esforço tudo o que é captado.

Por ser fotógrafo profissional Bruno Sena usou bem seu talento ao captar paisagens e detalhes que inconscientemente são fixadas em nossas memórias em viagens como a que fizeram. A partir delas se tem vontade de também viajar pelo mundo.

Apesar de não possuírem um orçamento parrudo como os que acompanham algumas produções de filmes outdoor extrangeiros as imagens noturnas não tinham a mesma qualidade das captadas com quantidade de luz razoável. Detalhes este que apenas acrescenta mais dramaticidade ao ataque ao cume com clima severo e uma luminosidade inexistente.

Apenas em alguns momentos a captação de som não conseguia isolar o ruído do vento nos microfones de filmagens, porém este detalhe não interfere na qualidade da produção. Até mesmo em alguns momentos agrega ainda mais dramaticidade aos acontecimentos.

Algo a se ressaltar como muito acima da média da maioria das produções divulgadas nso últimos anos é a trilhas sonora do filme. Todas as músicas foram muito bem  escolhidas. Não havia praticamente nenhuma cena do filme em que a cena somente poderia ter aquela musica designada pelos produtores. Detalhe que faz muito a diferença para empolgar qualquer tipo de telespectador.

Dificilmente se vê uma qualidade tão boa em execução, edição e , principalmente, de roteiro em uma produção nacional. “My First Mountain” pode servir de parâmetro de que há know-how e capacidade técnica para produzir filmes com a mesma qualidade de grandes produtoras dos Estados Unidos e Europa.
 
Os produtores, e os personagens também, conseguiram um resultado exuberante e que exala qualidade em cada minuto de execução. O filme desde já é obrigatório a quem deseja realizar um projeto de qualidade e que marque uma época em filmes outdoor no Brasil.