O assunto de ressolar uma sapatilha de escalada é assunto polêmico. Muitas pessoas já o fizeram, e por um motivo qualquer, gostaram ou se arrependeram amargamente.

Isso varia muito de quem faz, claro.

No Brasil há reconhecidamente um dos maiores ressoladores de sapatilhas de escalada do mundo. O ressolador Fabiano, dono da "Fabiano Ressolas" é reconhecido até mesmo pela Stelth (fabricante das solas de borracha mais aderentes da escalada).

Fabiano gentilmente concordou em dar uma entrevista para o Blog de Escalada, e o resultado desta entrevista está relatado abaixo :


1- Fabiano, como e quando foi que começou a trabalhar com ressolas de sapatilhas de escalada?

Comecei a escalar em 93 e na ocasião eu não gostava muito do serviço que era oferecido.

Como sempre fucei tudo desde criança, resolvi ressolar a minha sapata e de dois amigos que me levaram pro esporte.

Ao mesmo tempo eu tava de saco cheio da faculade ( rsrs ) e juntei a fome com a vontade de comer.

Tranquei o curso e comecei a escalar direto e em 94 comecei a fazer as ressolas profissionalmente.


2 - Como aconteceu a oportunidade de ser reconhecido internacionalmente pela Stealth pelas sua ressolas?

Eu importava as solas da five ten.

Pedi pra ressolar uma sapata de um de seus atletas patrocinados e tudo começou.

Os caras ficaram meio impressionados e me puseram na lista sem me cobrar nada. Não lembro o nome do atleta.

Só lembro que era uma escaladora americana.


3 - Em média qual a quantidade de ressolas que realiza por mês?

Segredo. Mas ao longo desses 16 anos já tive varios meses em que fiz mais de 100 ressolas. Depende da época do ano.


4 - Há algum outro serviço que você realiza a equipamentos de escaladores, além da ressola de sapatilhas?

Somente as ressolas.


5 - Em poucas palavras como é o processo de ressola de sapatilhas?

Sai a sola e bicos velhos e entra tudo novo. O resto é segredo de estado.


6 - Você não possui (não que eu saiba) nenhum web-site ou blog para divulgar seu trabalho e facilitar a sua localização, há algum motivo para isso?

Realmente não possuo.

Nenhum.

Motivo : Meus clientes e atletas apioados me divulgam e anuncio tambem na revista Fator 2...

Como trabalho sozinho e muitos processos da ressola não podem ser interrompidos, as vezes é dificil me achar pelo telefone, pois não consigo atendê-lo naquele momento.

rsrs.... mas por email fica fácil..

7 - Fora o estado do Rio de Janeiro, qual é o estado do país que mais encomenda serviços a você?

É muito espalhado.Tenho clientes no Brasil inteiro e alguns no exterior, que quando vêm ao Brasil aproveitam pra renovar as sapatas.

Acho que só não fiz ressola ainda pros estados da região norte.

8 - Como andam as suas escaladas? qual estilo você mais gosta?

Ih, tenho escalado bem pouco.....

Tenho subido montanhas mais de bike, atualmente.

Aprecio todos os estilos mas pela facilidade e pela "social" que sempre rolou aqui no Rio, fazia mais falésia do que vias longas.

9 - Caso alguém queira realizar uma ressola de sapatilha com você como deve proceder?

Pode me procurar por email ( fabianoressolas@gmail.com ) ou pelo tel 24-2221.4704.