Não irei perder tempo com descrição entre peso x escalada por aqui. O escalador César Grosso em seu blog já explicou o tema, dentro de uma visão científica e de experiência própria de uma pessoa que já mandou um 10c/11a("Directa Challenger" - Valle Encantado na Argentina) e é Nutricionista de profissão.

Quem deseja melhorar na escalada tem de ter uma capacidade aeróbica boa. Muitas vezes por mais que a pessoa seja HIPER forte, se não tiver uma resistência aeróbica boa, acaba por nem sair do chão. Não há segredo, para obter uma capacidade boa, não irá adiantar fazer respiração de fast food de yoga, ou somente inspirar. Tem de ter o pulmão largo e um controle de batimentos cardíacos bom. Para isso, correr (ou nadar) é o melhor remédio.

Geralmente quem tem conhecimento científico baseado em desenhos animados (ou figurinhas de chiclete adams) é importante frizar : Correr desembestado como um caminnhão de gás descendo ladeiras somente vai piorar as coisas. Assim como professores de atividades físicas não devem fumar (atividade altamente anti-ética para um profissional de saúde corporal), pessoas que querem correr devem procurar aconselhamento de um profissional.

Correndo se queima o excesso de peso, e torna o corpo mais forte para, por exemplo, uma escalada que lhe exija mais resistência. O ganho em performance pode não ser sentido diretamente e em pouco tempo, mas é sentido por exemplo na trilha de acesso, e até mesmo em recuperação em "descansos" de escalada.

Veja reportagem abaixo falando sobre isso.

Corra pra emagrecer

Quer afinar e não engordar mais? Então, saia correndo (literalmente)! A atividade é a melhor opção para detonar as calorias, e ainda é um bálsamo para a alma. Inspire-se nos depoimentos de cinco mulheres que conquistaram curvas invejáveis com o esporte.

perdi peso e ganhei energia de sobra


"Comecei a correr três meses antes do carnaval, pois precisava eliminar alguns quilinhos para fazer bonito na avenida. Também queria melhorar a minha condição física, que estava péssima. Como não era muito fã da corrida, meu professor começou a introduzir essa modalidade antes do treino de musculação. Aos poucos, ele foi aumentando o tempo e a intensidade das passadas na esteira. Em dois meses, já estava correndo 20 minutos, sem parar.


Fui pegando gosto pelo esporte porque, além de ficar energizada após o treino, também estava vendo mudanças significativas no meu corpo. Sem fazer nenhuma dieta, consegui eliminar 3 quilos, que era o que eu precisava em três meses. O melhor de tudo é que ganhei muita disposição. Depois do carnaval, comecei a mesclar a corrida na esteira e ao ar livre.


Faz menos de dois meses que decidi participar de uma prova de rua de 7 km, depois fiz outra de 10 km. A sensação de cruzar a linha de chegada é indescritível. Estou viciada neste esporte, que é tudo de bom, para o corpo e para a alma."


Leia o resto em : http://corpoacorpo.uol.com.br/Edicoes/245/artigo133316-1.asp