O esporte conhecido como "Escalada Esportiva", em que alguns escaladores adoram torcer o nariz (às vezes se comportando como na fábula "A raposa e as uvas"), nunca esteve tão perto de ser reconhecidamente esporte olímpico.

Depois de um certo tempo organizado pela UIAA, uma nova associação IFSC foi criada para regularizar, e uniformizar as disputas de escalada em paredes artificiais. Somente saindo do centro de "cartolas" que se conseguiu costurar o que hoje pode vir a ser uma nova modalidade de esporte olímpico.

Não vou me alongar, nem chover no molhado. Vou apenas lembrar de comportamentos básicos que todos (atleta, organizador, ginásio, etc) deveriam saber :

1 - Regras : As regras de campeonatos, se quiser um dia competir na olimpíada deve ser a mesma que se usa na olímpiada. Justa, ou injusta, as regras já foram homologadas, o COI não contestou, e até mesmo corroborou o que foi realizado. Não adianta chorar, nem espernear.

Campeonatos que tem regras adaptadas com regulamentos estapafúrdios e diferentes do que a IFSC publicou, está, antes de tudo, prejudicando os atletas. Para ficar mais evidente, fica o exemplo de se imaginar um campeonato de futebol que não siga as regras da FIFA. Existe?

Atletas devem aprender um conceito básico de todo e qualquer país de primeiro mundo : A regras são para todos. Justas ou não devem ser seguidas. Estas podem ser mudadas, mas não desrespeitadas. Atleta que não sabe de cor o regulamento nem deveria competir.

2 - Doping : Nao sei se alguém não sabe, mas em campeonatos de nível nacional em países de tradição em qualquer esporte , há exames anti-doping. Faz parte da regra. Nem precisa dizer que alguém que se dispõe a ser atleta deve se preocupar em não se dopar. Caso se ache muito espertinho, compre o poster do Ben Johnson para colocar no quarto. Se não sabe quem foi ele? vá se informar.

3 - Campeonatos : Campeonatos que são conhecidos por favorecer os amigos, estabelecer um peso e duas medidas para quem compete, mostra que seus organizadores deveriam no mínimo aprender mais sobre ética e respeito aos atletas. O atleta se está competindo é porque concorda com as regras estabelecidas. Pergunte a quem compete se alguém gosta de ser tratado diferente apenas porque não faz parte da panelinha.

4 - Amadorismo : Esta é uma boa hora para quem está na posição de "cartola" e , como diria o capitão nascimento "Pedir para sair". Os campeonatos pelo país afora (onde principalmente há facilidade de acesso à academias) cresceram, com excessão de alguns estados, e alguém mais interessado em acumular cargos do que realmente fazer algo pelo esporte de maneira real, concreta e imediata, deve aposentar.

Não é vergonha para ninguém admitir a limitação, ou falta de tempo a se dedicar à escalada. Ninguém que conheço é pago para organizar nada na escalada. Rezo que ninguém esteja nisso na espreita de uma boquinha em algum patrocínio que porventura possa aparecer. Mas ficar ocupando cargo que deveria ser preenchido por alguém que tem a vontade de fazer o esporte crescer ao invés de aparecer (e não fazer nada) é atraso de vida.

A oportunidade de fazer o esporte crescer está aí.

É importante é ter humildade, perseverança e dedicação. Quem estiver com segundas intenções, somente fará "gol contra", e atualmente estamos em desvantagem no placar.