A pergunta é bastante pertinente.

No Brasil, por ter passado décadas vivendo em subdesenvolvimento que fez com que todos nós tivessemos um "complexo de Vira-latas"(frase do jornalista Nelson Rodrigues) com relação a tudo.

Foram tempos de reserva de mercado para tudo, inflação de 100% ao mês, mudança de moedas a cada 2 anos, falta de produtos em supermercados, planos econômicos de choque e outras realidades que estão no passado. Lembra disso? Se não, procure saber e não esquecer. Foram tempos bem amargos, em que equipamentos, como os de escalada, eram caríssimos e de acesso quase impossível.

Era como morar em Cuba. Com isso acostumamos a pensar que tudo o que existia era "muito melhor" no exterior. Todo produto, lugar, e filosofia que era extrangeira (leia-se americana ou européia) era melhor e sem sombra de dúvida a se seguir

Hoje em tempos diferentes, é "normal" em grandes centros (com exceção de São Paulo) ter vários ginásios de escalada. Nos últimos 4 anos cidades como Belo Horizonte e Curitiba abriram, e conservaram, um número enorme de ginásios. Até mesmo no Rio de Janeiro, que tinha a "fama" de ser inviável abrir um ginásio devido à proximidade das rochas já possui 3 ginásios, e inúmeros muros particulares.

Destoando disso fica a cidade de São Paulo que possui apenas dois ginásios. Possuia o melhor e mais bem equipado ginásio para treinamento de escalada da América do Sul, mas foi fechado por não conter um público mínimo que sustentasse o seu funcionamento. Cabe aos interessados, mesmo após 6 meses, se reunirem e provarem que desejam reabrir. Interessados estes que são atletas, entusiastas e empresas de produtos de escalada.

Hoje o Brasil não possui mais um ginásio de nível internacional por culpa pura e simples dos escaladores, e não mais que isso. Cabe também às empresas interessadas em escalada do Brasil revisar seu papel na comunidade escaladora e sua atuação nos ginásios de escalada. Somente querer saber de lucros e não mostrar que respeita a comunidade escaladora seria um bom início. Na cidade que mais gera renda para toda e qualquer marca mundial de equipamento e roupas não há interessados em reabrir um local que já foi ícone no Brasil? Acho muito difícil. Se não há mais outdoor na cidade, quanto sairia para colocar grandes propagandas em espaços como os próprios ginásios? Exemplo mais que simples de como uma marca pode ajudar.

As fotos do ginásio americano são impressionantes. Não como ficar com desejo de provar uma "escaladinha" nestas paredes das fotos. Assim como o mesmo ginásio possui mensalidades impressionantes, assim como os serviços prestados aos atletas. Mensalidade comum US$ 45,00 (R$ 81,00) e diárias de US$12 (R$21,60)

No site http://www.urbanclimbermag.com/exclusive/interviews/stone_summit_-_the_nations_largest_climbing_gym/ há uma entrevista com os proprietários sobre o local, e no blog http://katemcginnis.blogspot.com/2010/06/if-you-build-it.html há os bastidores de escaladores que estão iniciando o uso do ginásio. No mesmo blog também há os preços das diárias e mensalidades do ginásio.

A página oficial do ginásio está em : http://www.ssclimbing.com/.