Ao que parece ainda há pessoas que não tem preparo para gozar do privilégio de ter a liberdade de escalar. Nem estão preparadas para viver em sociedade.

Estas mesmas pessoas, por ter uma educação em que os pais não lhe ensinaram o valor do respeito à propriedade privada ficam prejudicando todos os outros escaladores. Não possuir berço, ou possuir pais de verdade que preparem as pessoas de verdade para a sociedade, sempre prejudicarão a comunidade que pertencem.

O escalador Leandro Pardal (que na minha opinião é a melhor ressola de sapatilhas do estado de São Paulo) relatou em seu blog que algumas áreas de escalada de boulder da cidade de São Bento do Sapucaí, depois de serem visitadas por escaladores imbecis, que roubaram frutas da propriedade, fizeram ocorrer um fechamento do local.

As primeiras perguntas : Havia a necessidade de roubar ? Se estavam com fome, porque não levaram a própria comida?

Houve negociação posterior de outros escaladores interessados em utilizar o local, e condicionamente o pagamento de R$ 3,00, foi liberado o acesso (repare que o acesso foi liberado, e não outro roubo ou pilhagem da propriedade).

Para que não pensem que eu esqueci, aconteceu na Argentina (mais precisamente no Valle Encantado), um escalador brasileiro jogou deliberadamente solvente químico (solvente de tinta para ser mais exato) deixando uma "leve manchinha" de poluição no Valle Encantado, o que acarretou no fechamento do melhor local de escalada da América do Sul. Diga-se de passagem não foi o primeiro e nem o último local que o mesmo escalador sujou. A lista passa até pela Serra do Cipó. Tudo sempre impune.

A segunda pergunta : Porque sujar irresponsavelmente áreas de natureza assim?

Muito provavelmente, porque pessoas puzilânimes assim, que pensam que não existe regra, lei, e que respeito ao próximo não existe, vão continuar sujando todo e qualquer lugar de escalada. Não há como cobrar respeito de alguém que nem tem caráter. Quem está acostumado a tratar o mundo como uma lata de lixo, e nunca há responsabilidade nem compromisso com ninguém resulta nisso : Faz todos os outros assumirem a responsabilidade que ele mesmo deveria ter.

Tudo porque não há interessados em punir escaladores porcos como o exemplo acima citado. Quando se denuncia, corremos perigo de ser chamados de "chatos". O legal é deixar acontecer outra mancha na reputação já não muito intacta de escaladores.

Como se não bastasse o descrito por pardal, foi informado pelo escalador André Berezosky, o "Belê", de que alguns escaladores depredaram um boulder de graduação V11 aparentemente sem nenhum motivo.

Foram arrancadas agarras, e literalmente acabando com o boulder conquistado. Gratuitamente e sem motivo aparente (como se houvesse um motivo que explicasse tal atitude). O que vai ser das vias do Brasil se todos se sentirem no direito de quebrar as agarras de alguns boulders por qualquer motivo que seja?

O que dizer neste caso? Há explicação?

Há escaladores que tem fama de serem "antipáticos" por querer proteger os locais de escalada destes cretinos, que se nada mais fazem do quer prejudicar os outros escaladores.

O que dizer agora a escaladores de São Bento do Sapucaí, como o próprio Pardal e Belê, que têm de pagar por algo que era gratuito, e nem por culpa deles? O que dizer para a comunidade escaladora da Argentina, e de Bariloche, depois que se polui um lugar de natureza exuberante apenas por não estar se importando com nada?

Provavelmente quando todos os locais de escalada forem fechados, tachados e limitados aos escaladores, por culpa destes imbecis que tratam o mundo como se fosse sem nenhuma responsabilidade, alguém tome a devida consciência.

Com o local fechado provavelmente o que ocorrerá é ficar por isso mesmo, ou será que a comunidade vai tomar alguma providência como fazer os delinquentes que quebram boulders, poluem rios e roubam as propriedades, e depredam locais? Alguma vez aconteceu?