Durante as férias do Blog de Escalada pude, nos últimos dias de Patagônia passar pela cidade de Bariloche. Lá procurei conversar com amigos que moram na região e trocar informações de escaladas.

Estando lá pude saber como está a escalada no Valle Encantado. Para quem não sabe, a zona de escalada do Valle Encantado é considerado por quem foi como o melhor lugar de escalada esportiva da América do Sul, e um dos melhores do mundo.

Por culpa do grande desrespeito de escaladores que visitavam o local, e teve o esgotamento da paciência do proprietário quando um escalador brasileiro, falso professor de yoga e notório desrespeitador de éticas de escalada e poluidor profissional derramar de maneira criminosa um litro de solvente de tinta no lago formado por um braço do Rio Limay.

Como isso os brasileiros carregam a triste fama de pessoas sujonas e "farofeiras" por culpa deste pusilânime.

No ano passado foi criado uma ONG para que trabalhe no desafio de liberar áreas de escalada para os escaladores. Há até uma frente que está vendo isso em Bariloche.

O Valle Encantado hoje, depois de um acordo entre os escaladores e o proprietário funciona da seguinte maneira :

1 - Até Segunda Ordem, o Valle Encantado é FECHADO para visitação, escalada ou qualquer outra atividade durante o período de 24 de Dezembro até 1º de Março.
Não há excessão a ninguém.

2 - Fora do período de fechamento (ou seja entre Março e Dezembro) há de ir até o Club Andino Bariloche para que estes indiquem a você um escritório da prefeitura.
Lá você assinará um termo de responsabilidade civil e terá seu nome anotado e armazenado de que irá escalar lá.

3 - Ao chegar ao local, há um caseiro que está responsável de também anotar o nome de cada pessoa que chega e pergunta à pessoa se preencheu o termpo.
Não é permitido o camping no local, e em caso de insistência, ou desobediência o responsável responderá por seus atos, pois seu nome e dados estarão anotados.

Interado do funcionamento do local aproveitei e fiz uma DENÚNCIA para o responsável : Com os dados do brasileiro sujão, o denunciei como poluidor do local, e que tem o hábito de sujar locais de escalada continuamente.

Seu nome ficará anotado, e em caso de ir ao local para sujar novamente será impedido de entrar lá.

As autoridades locais ficaram agradecidas, pois há muitos problemas com este tipo de comportamento por lá, e há poucas denúncias.

Como não comungo de mentalidade paternalista de não proibir ninguém (até porque eu sempre tive de responder por meus atos e nunca fugir de responsabilidades) fiz a denúncia tanto na delegacia de Bariloche quanto para o responsável da prefeitura.

Cabe a eles agora decidirem se continuam a aceitar o desrespeito de pessoas sem caráter como o brasileiro citado.

Assim fiz o que acredito fortemente ser o papel de cada escalador : impedir que pessoas sem o mínimo caráter, e acostumadas por serem mal criados e mimados por seus pais, emporcalhem locais de escalada, prejudicando o esporte e a imagem de escaladores de verdade.

Sugiro que, para cada escalador, que vir este dito falso professor de yoga e total desprovido de caráter e civilidade também o denuncie. Este ou qualquer outro que, por se aproveitar das liberdades que não merece suja e desrespeita locais de escalada.

Todos somos responsáveis por impedir que a própria comunidade escaladora separe o joio do trigo. A minha parte eu fiz.