A dica vem da leitora atenta (e internauta frenética) Nathalie Sterblitch.
Está disponível na internet um "curso on-line" de Rapel. Um verdadeiro perigo quem é leigo e resolver se interessar pela técnica (porque não é esporte).
Não é brincadeira, acesse aqui :
Os responsáveis por promover este tipo de non-sense está descrito no próprio link do curso :
Cresça Brasil Editora LTDA
Empresa sediada em Alfenas, no sul de Minas Gerais, e tem como meta, utilizando-se de metodologias e tecnologias inovadoras, provocar a incursão dos indivíduos no universo do conhecimento, contribuindo para a sua formação profissional e humana, para atuar e escrever coletivamente a história do desenvolvimento econômico e sócio-cultural do país.
Caso algum leitor mais influente conheça meios de retirar este conteúdo on-line, ou até mesmo processar os idealizadores desta verdadeira irresponsabilidade, por favor o faça.
Não é exagerado lembrar que a cada acidente deste tipo de prática já surgem várias idéias de proibição de escalada e esportes erroneamente ligados ao ocorrido.
O curioso é que em momento algum, o curso se responsabiliza explicitamente em formar o aluno para praticar o Rapel
O curso para quem quiser conferir no link : https://www.buzzero.com/cursos-online-de-esportes/curso-online-iniciacao-em-rapel_282
4 comentários:
Na verdade o curso é ministrado pelos picaretas do CrescaBrasil :
http://www.crescabrasil.com.br/v2/DetalhesCurso.aspx?id=391
Detalhe... eles ressaltam que é um curso online e sem professor...
Prezado,
Informamos que o curso Iniciação em Rapel, que se encontrava no site da Cresça Brasil, foi desenvolvido a pedido de uma empresa parceira, do ramo esportivo.
A grade do curso online procura informar sobre a origem do esporte, além de informar sobre técnicas de rapel e de salvamento, visando justamente à conscientização da prática segura do Rapel.
Em momento algum, o curso se responsabiliza em formar o aluno para praticar o Rapel. Durante as aulas, são frequentes os avisos para que a prática do Rapel seja feita somente após a realização de aulas práticas acompanhadas de profissionais.
Informamos ainda, que o curso foi retirado do portal Cresça Brasil.
Att
Mentira de vocês da Cresça Brasil.
Acabei de entrar no site e o curso continua lá como sempre esteve, com o único porém q está 'indisponível para matrícula' mas pode continuar gerando interesse de quem quer q seja. Retirar é diferente de indisponibilizar - vide Dicionário Aurélio.
Ninguém "prepara alguém para a prática segura do rapel" através de palavras e desenhos. No curso de vcs que eu fiz (sem orgulho nenhum e que o pessoal da Buzzero me deu, gratuitamente), vocês ensinam o passo a passo, desde prender a corda a um ponto fixo até a descida. Isso é INFORMAR? Ou é ENCORAJAR?
E aí, quando vão tirar o curso DE VERDADE? Vocês estão dando um show de irresponsabilidade, to gostando de ver.
Boa tarde.
Ha certo tempo não visitava o blog de escalada, pois o serviço não permitia.
Porém, fiquei inconformado com a matéria e resolvi deixar meu comentário.
Moro em Alfenas/MG, onde o suposto curso é oferecido.
Não são muitos, mas sou um escalador desta cidade (não se preocupem, não fiz o curso on line nem por correspondência).
A cidade em si, não proporciona muitos locais de escalada, mas os escaladores da cidade já proporcionaram grandes feitos, entre eles a única via finalizada no Pedrão em Campestre/MG (60Km de distancia), e é triste ver o nome da cidade em uma situação como essa, o que me deixa envergonhado.
Grande abraço
Daniel
Postar um comentário