Prometido pelos organizadores como uma experiência nova para quem presenciasse  o 1º Rocky Spirit o muitos não acreditaram.

Pois no dia de ontem quem foi amostra do que é o verdadeiro "cinema outdoor" de qualidade.

Ainda com a inexplicável ausência maciça do público praticante de esportes de aventura (não falo somente de escaladores, e sim de todos os tipos de modalidades) os filmes exibidos na sessão do segundo dia do festival presenteou com filmes que tocava fundo o espírito humano de alguma maneira.

Com a mesma lotação do dia anterior, o público pôde apreciar filmes de extremo bom gosto e com mensagens muito mais importantes do que se podia esperar.

Houve ainda sorteio de brindes para os presentes, mas nada que deva chamar a atenção.

Fator que seguramente será apromorado com o tempo e acontecimento de outras edições.

Todos os filmes exibidos ontem foram maquiavélicamente programados para emocionar os presentes, e ser considerado o melhor dia.

Não acredito que houvesse uma única pessoa que não se emocionou, e até mesmo tenha olhado para dentro de si mesma.


O primeiro filma da noite foi com "Spoil".

O filme retrata a luta de canadenses para salvar um parque ecológico de beleza incrível, e usando uma maneira muito criativa de divulgar a luta. Foram chamados os principais fotógrafos de atividades outdoor (em sua maioria da National geografic) para tirar suas melhores fotos e imagens de lá.

Como um verdadeiro "arrastão" de fotógrafos em busca de imagens que fizessem qualquer pessoa abraçar a idéia.

Para quem é fotógrafo, ou produtor de vídeos, o filme é extremamente emocionante.

É desnecessário descrever a qualidade de imagens obtidas. Somente assistindo ao vídeo têm-se idéia do que foi obtido.

O roteiro do filme que parecia confuso no seu início, ao final do filme casua comoção com o desenrolar do filme.

Abaixo acompanhe o trailer e o vídeo COMPLETO do que foi exibido no evento.






O segundo filme da noite foi o "With my own two wheels" que contou com a presença de um dos produtores do material apresentado (munido de bicicleta e tudo).

O filme apresenta de maneira simples e eficiente como vivem algumas pessoas que têm a sua vida mudada por conta da bicicleta.

Seguramente é um filme de lacrimejar o mais durão dos espectadores, e fazer a todos refletir.

São retradadas as vidas de cinco pessoas em quatro diferentes localidades em lugares inóspitos, e que tiveram suas vidas modificadas pela presença e existência de bicicletas.

Talvez até aqui foi o melhor roteiro e edição apresentados, que fizeram o filme percorrer todo o arco da história, e cumprir o seu papel de emocionar, e inspirar outras pessoas a participar do projeto.

Para saber do projeto visite : http://www.withmyowntwowheels.org/




O último filme da noite foi o inspirador "Happy".

Um outro filme que não chega a ser exatamente um filme outdoor, PORÉM há varias citações que são envolvidas na práticas de esportes de natureza.

O filme questiona sobre o que é felicidade ( Você é feliz?), e como podemos nos considerar felizes.

Com histórias emocionantes, e descrições de psicólogos, podemos considerar o happy como um tipo de filme similiar ao "The Secret", porém mais crível e verdadeiro.

"Happy" é um filme obrigatório exencialmente para quem vive reclamando da vida, do trânsito, dos amigos e tudo que os cerca.

O filme se descata principalmente por não fazer uma abordagem piegas e clichê como mostrar pessoas tristes e infelizes para que compare com a sua vida. Os produtores procuraram uma introspecção a cada um na melhor maneira "o que você quer da sua vida?".

Um filme que nos remete à conclusão de que Christopher McCandless estava certo ao escrever suas últimas palavras de que "felicidade só é completa quando compartilhada".

Para mim o filme poderia facilmente ser exibido nas sessões gratuitas do Parque Ibirapuera, pois muitas pessoas que moram na cidade de São Paulo deveriam ver este filme e refletirem.

"Happy" é destes filmes que merecem ser comprados e assistidos uma vez por mês.



O mais "interessante" do evento foi a ausência de MUITA gente dos esportes outdoor (até mesmo os que já foram premiados outsiders) que são cobertos pela revista mensalmente.

Havia um filme sobre como bicicletas transformam vidas, e não havia grande número de ninguém do "movimento e bikes" nem seus principais ativistas.

"Curioso" mesmo é que na festa da entrega dos prêmios Outsiders há uma massiva presença de todos e superlotação do local.( Vale lembrar que a festa ocorre sempre às terças feiras).

A impressão que ficou foi de que quando é boca livre e open bar como a festa da Outsiders todo mundo quer ir, porém quando é para ajudar a prestigiar um evento que faziam mais de dez anos que não ocorriam na cidade de São Paulo não há agenda.

Ficou para o Blog de Escalada que para uma cidade que tem 10 milhões de pessoas a dita "comunidade outdoor" consegue lotar uma balada, mas não um cinema com filmes outdoor com pouco mais de 200 lugares.